sexta-feira, abril 11, 2008

A minha análise

Eu juro que queria ficar sem emitir opinião sobre a absolvição de Avaí e Criciúma no STJD no caso da Bomba.

Mas, não deu...

Então, vamos lá.

Li em alguns lugares que o STJD se baseou no código esportivo para não punir as equipes.

Li também que pessoas entendem que um clube não pode ser punido por uma ação de um cidadão maior de idade que sai de uma cidade pra outra com uma bomba pra detonar em um estádio de futebol.

Li que Avaí e Criciúma não têm culpa se a polícia não fez a revista correta, deixando o cara entrar com a bomba na cuéca.

Pois bem.

Analisem comigo.

Se, veja bem, eu disse "se", acontecesse a punição com perda do mando de campo, multa, etc, não só Avaí e Criciúma, mas todas as agremiações esportivas passariam a ter mais cuidado nas revistas na entrada dos estádios de futebol.

Além disso, os próprios torcedores passariam a ter mais cuidado. Os malas saberiam que poderiam de fato prejudicar o clube que torcem e os torcedores bons ficariam atentos aos malas, para que eles não praticassem atitudes como o arremesso da bomba.

Cito o exemplo do Figueirense.

O Alvinegro do Estreito por pouco não perdeu a vaga na Série A por causa da bobice de alguns torcedores que invadiram o estádio antes do jogo terminar contra o Caxias.

Depois daquilo os torcedores aprenderam a lição.

Hoje, se um imbecil começa a escalar o alambrado do Scarpelli, os torcedores que estão ao seu redor o puxam pra baixo e baixam o cacete!

O Figueirense não perdeu a vaga na Série A, mas todos lembram que os primeiros jogos na elite do futebol nacional foram longe do Scarpelli.

Aí o torcedor aprendeu.

Sentiu na pele o que é ter que se deslocar pra ver o jogo do seu time do coração longe, quando o mando de campo é seu.

A impunidade, não bastasse este fator que acabo de citar, ainda gera precedentes.

Definitivamente a justiça esportiva perdeu uma grande oportunidade de moralizar.

5 comentários:

Armanda Schweitzer disse...

Penso que o TJS de SC ta maluquinho que termine o Catarinense 2008 pra poder começar do zero no ano que vem! Esse ano fez bobagens demais! Tá louco! Muita incoerência num lugar só! Mas deixa estar, qdo outra bomba estourar eles vão se dar conta da burrada que fizeram! E segue o baile!

Anônimo disse...

A torcida do Figuera aprendeu porcaria nenhuma. No clássico a hora que o Bebeto estava comemorando o gol quase que eles arrebentaram o cercadinho. É que a justiça é mais conivente com o Figuera porque dali sai mais din din para pagar propinas.
Torcida mala!

Bruno César disse...

Valeu anônimo!

Só permita-me discordar.

Veja bem, se a torcida não tivesse aprendido, o Bebeto estaria até agora apanhando lá no Scarpelli. Porque muita gente queria invadir o gramado, no entanto tinha muitos outros para conter esta invasão.

Entende?

Grande abraço e obrigado por acessar o .:: brunoblogcesar ::.

Bruno César

Unknown disse...

Concordo inteiramente Bruno e o teu raciocínio é perfeito!
No Clássico eu estava bem perto de onde o Bebeto comemorou e um torcedor ficou furioso e subiu na grade, foi então que vários torcedores puxaram o cara pela perna. E não precisou nenhum segurança ou policial para deter a invasão!
Abraço!

Arthur Virgílio disse...

Os clubes grandes dificilmente são punidos. A justiça desportiva é uma piada.