terça-feira, junho 24, 2008

Isso ninguém diz

Em todos os episódios que envolvem o delicado momento vivido pelo PSDB no município de São José, um fator muito importante até agora sequer foi lembrado pelos colunistas políticos da grande Florianópolis.

Se o PSDB de São José não se antenar em cumprir o seu estatuto e a legislação eleitoral risca, uma possibilidade muito grande é a não presença de candidatos tucanos nas eleições de outubro deste ano.

Não só o Prefeito Fernando Elias corre o risco de não poder concorrer, mas também os candidatos a vereador podem ficar de fora da corrida eleitoral.

A ação movida na justiça pelo Presidente da Câmara, vereador Edio Vieira, foi encarada como uma afronta pela "cúpula" tucana no estado. Cabe aqui perguntar se esta mesma cúpula não percebe que, assim como o vereador Edio entrou com esta ação, qualquer outra pessoa poderia ter entrado.

Neste caso, se um oponente eleitoral tivesse aguardado até o dia 30 deste mês de junho para entrar com a mesma ação, o PSDB ficaria sim sem poder disputar as eleições municipais. Isso porque seriam comprovadas as irregularidades na convenção do partido que formou o diretório municipal no ano passado e aí, como o prazo para a regulamentação das candidaturas já teria expirado, o PSDB ficaria sem poder concorrer as eleições em São José.

Pois bem. Eu lembrei que essa possibilidade ainda existe.

E existe mesmo. Agora todos estão de olho em todas as ações do diretório, ou melhor, comissão provisória, formada para definir os nomes do PSDB que concorrerão as eleições.

Um deslise qualquer será o suficiente para uma ação judicial impedindo os tucanos de concorrerem aos cargos de prefeito, vice e vereadores.

Nenhum comentário: