segunda-feira, maio 12, 2008

Diferenças

Enquanto o Avaí estreou mostrando solidez em sua defesa e problemas no meio campo, o Figueirense foi exatamente o oposto.

O meio campo do Alvinegro tem muita qualidade com Cleiton Xavier e Rodrigo Fabri, mas a defesa é um "deus-nos-acuda" com Felipe Santana e Asprilla e ainda César Prates tendo a função de um falso terceiro zagueiro.

A defensiva do Avaí tem Emerson, Fabrício e Cássio. Fora a qualidade técnica que os três já demonstraram, existe uma seriedade imensa neste trio. É o tal "faz o básico". Básico para zagueiro é desarmar e tocar pro lado. Quando fizer mais que isso, tem que ter segurança no fazer, para não desarmar aqui e entregar ali. E isso os zagueiros do Avaí têm feito.

No Figueirense Felipe Santana e Asprilla têm dificuldades imensas tanto para o desarme quanto para sair jogando. Erram passes de 5 metros, cometem faltas infantis e descessárias e tomam cartões ainda mais desnecessários.

Ontem, por exemplo, o Asprilla deveria ter sido expulso. Não foi porque o árbitro pipocou. O "Louco", como a própria torcida o intitula, fez uma falta duríssima, que mereceria o cartão amarelo. Como ele já tinha sido advertido anteriormente, seria expulso.

Na sexta-feira, o goleiro Eduardo Martini teve de fazer pouquíssimas intervenções.

Ontem, o Wilson salvou o Figueira em pelo menos 3 oportunidades.

Um joga na série A o outro na B, certo?

Mas que dá pra comprar os setores, isso dá.

O meio campo do Avaí, como eu já falei aqui em outros posts é extremamente dependente do Marquinhos Santos. Se ele jogar bem, o meio campo Azurra produz muito, caso contrário fica totalmente apático.

Assim, podemos chegar a seguinte conclusão: A dupla da Capital, independente da série que disputa no campeonato brasileiro de futebol, precisa se reforçar para alcançar os objetivos traçados.

Do Avaí: chegar à série A.

Do Figueirense: classificar para a Libertadores da América.

Se fosse para apostar, depostitaria minhas fichas no não acesso do Avaí e na não classificação do Figueirense para o referido torneio.

Vou mais longe. Se o Figueirense não apresentar reforços e começar a jogar diferente, vai cair para a série B. Se o Avaí trouxer laterais de qualidade, peças de reposição para o meio campo e, pelo menos um atacante de referência, aí sim mudo minha aposta quanto sua participação na Série B!

Sou pessimista?

Não, apenas tenho os pés no chão!

Um comentário:

Unknown disse...

Caro Bruno, a zaga do Figueirense realmente é fraca e se supera com muita raça!Não quero entrar no mérito de comparações e nem dos adversários que a dupla enfrentou.
Mas...pelos jogos de ontem, não ví ninguém muito melhor do que o Figueirense e ninguém muito pior!
Acho que o "bixo" não é tão feio como parece! O Campeonato é muito longo, qualquer palpite ou aposta é precipitação!!