A tradição continua 
No último sábado, 2 de fevereiro, o bloco carnavalesco Piranhas do Saldanha esteve novamente nas ruas de Barreiros para o seu tradicional desfile.
A primeira vez que integrantes do Clube Recreativo Desportivo Saldanha da Gama desfilaram vestidos de mulher pelas ruas do bairro foi em 1961. Naquela época os fundadores contaram com a participação de dezenas de pessoas, inclusive do bairro Bela Vista. Era o chamado bloco Lufa-Lufa, que posteriormente chegou a ser escola de samba.
No último sábado, diferente dos outros anos quando a concentração acontecia na Venda do Valentim, ou Empório do Nika, como queiram, todos se reuniram no Bar do Alemão, antigo Bar do Roni. Este simples fato, da concentração não ser mais no Nika, já afastou muitas pessoas deste tradicional evento de Barreiros sede. No entanto, para a surpresa de muitos – inclusive a minha – o bloco foi para rua sim.
Coloquei minha fantasia de Piranha e fui para a concentração por volta das 16h, horário que havia combinado com alguns colegas. Já tinha um pessoal por lá, no entanto apenas o Genésio me acompanhava devidamente fantasiado. Isso, por si só, já me desanimou.
Em outros anos era bem diferente.
Tudo bem, o pessoal estava ali e todos afirmavam que iriam colocar a roupa de mulher. O tempo foi passando e apenas o Kika - Odail Menine - veio tradicionalmente vestido a caráter.
Fui ficando bem desanimado.
Eis que, bem no fim de tarde a rapaziada se mexeu. Foram, praticamente todos, colocar suas fantasias de moças.
Saímos com pelo menos 15 homens vestidos de mulher, fazendo nosso couro pela rua Manoel Loureiro.
Fizemos nossa parte.
Alimentamos uma tradição de mais de 40 anos.
O trajeto foi bem curto, apenas demos a volta na quadra passando pela rua Santo Antônio, com direito a um pit stop no bar do Pepe.
Isso foi muito importante.
Mas, o mais importante veio no nosso retorno ao bar de concentração.
A rapaziada mais jovem – Eu, Beto, Nando, Pulga, Dica, entre outros – assumiu o compromisso de agitar o bloco para 2009.
E vamos agitar.
No que depender de mim vamos ter mais de 100 pessoas desfilando nas ruas de Barreiros devidamente trajadas de Piranhas do Saldanha.
Nossos antepassados bem recentes fizeram com que este bloco se tornasse uma tradição, nós temos o compromisso e a responsabilidade de não deixá-lo morrer.
Algumas fotos foram feitas e assim que eu tiver acesso, as colocarei aqui.
Grande abraço e, desde já, sinta-se convidado para participar, em 2009, do Bloco Piranhas do Saldanha!
Bruno César
terça-feira, fevereiro 05, 2008
Postado por
Bruno César
às
09:32
Assinar:
Postar comentários (Atom)

2 comentários:
Não, nao....,o Bruno recusitando as velhas piranhas de Barreiros, quem diria. Bruno, não se faz mais piranhas como antigamente...!
Em 2009, vamos incentivar as novas piranhas do sandanha....!
A verdade é que os tradicionais festejos de carnaval vem perdendo espaço e quem tem a tradição no sangue não deve deixar blocos morrerem.
Postar um comentário