quarta-feira, janeiro 16, 2008

Se os de lá têm mais que os daqui, não dá mesmo para competir!

Acabo de receber uma newsletter do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense que traz informações interessantes.
Primeiro deixe-me explicar o por que de assinar a newsletter do Tricolor Gaúcho. Como bom repórter esportivo que procuro ser, eu assino praticamente todas as newsletter dos clubes de futebol que tem este serviço disponível através de seus websites. Certo?
Pois bem, vamos aos dados interessantes da cartinha do Grêmio.
O torcida gremista é a maior nos três estados do Sul, a sexta maior em todo o Brasil e está também na liderança em Santa Catarina, ao lado de Flamengo, Corinthians e Internacional, com 8% da preferência. É preciso lembrar que, em Santa Catarina, temos times que disputam divisões de destaque no cenário futebolístico nacional. O Avaí e o Criciúma estão na série B e o Figueirense na série A, a chamada elite do futebol brasileiro. Agora, sabem qual é o percentual de torcida destes clubes aqui mesmo, no nosso estado? Avaí e Figueirense aparecem com 2% e o Criciúma, que esteve na série A há bem pouco tempo, já foi campeão da Copa do Brasil, etc, tem apenas 1% da preferência popular.
É, acho que isso explica o fato do futebol catarinense ter tão pouca expressão no cenário nacional.
Se nós, catarinenses, continuamos tendo os “de fora” como nossos clubes do coração, vai ficar muito complicado querer que nossas equipes despontem no Brasil.
Como é que os dirigentes vão investir nas equipes, nos estádios, se ao invés de acompanharmos Avaí, Figueirense, Criciúma ou Joinville, estamos mais interessados no Grêmio, Flamengo, Corinthians, Internacional, etc?
Os ditos grandes do futebol brasileiro um dia foram pequenos.
Só são grandes hoje, graças ao apoio que tiveram de seus torcedores, do apelo da mídia, enfim.
Valorizar o que é nosso, da nossa terra, esta é a saída.
Caso contrário, estaremos sempre vendo - pela TV - o sucesso dos “de fora”.

Grande abraço.

Bruno César

3 comentários:

Anônimo disse...

Posé mo pombo. Infelizmente teremos que agüentar, por muito tempo, esse tipo de resultado. Mas sabes o que é importante mesmo??? Em Floripa a torcida do Glorioso continua a maior e a mais fiel! O resto...bem...como diz a palavra é resto.
Abração pra tu mo quiridu!!!

Simone Saad disse...

Certamente o Figueirense vem construindo uma grande torcida, no entanto, em Santa Catarina há um fator diferenciado dos demais Estados do Brasil, o interior não gosta da Capital e, por isso, os times ficam apenas com a torcida da própria cidade, o que explica esse fenômeno.
Sugiro ao Oeste de SC que se incorpore ao RS, já que gostam tanto dos times de lá :))
Abração

Anônimo disse...

Ainda hoje vejo no Scarpelli os caras indo com camisa do São Paulo, e ainda achando ruim que alguém reclame, isso não é o pior, o pior é um monte de catarinense querendo ser gaúcho ... isso que dói ... abraço aí Bruno

PS. Tais me devendo aquela informação auhaauhhau