segunda-feira, janeiro 14, 2008

E a bola vai rolar na terra dos barrigas-verde

Nesta quarta-feira (16/01) será dado o pontapé inicial para mais um Campeonato Catarinense de Futebol. Aqui é assim, Campeonato Catarinense de Futebol. Nada de Catarinão, como alguns resolveram intitular nosso campeonato. Isso lembra outros campeonatos, que nada tem a ver com nossa cultura e nossa gente.
Pois bem. Este ano o campeonato terá 12 equipes correndo atrás do título maior do futebol barriga-verde. É, exatamente, barriga-verde é como somos chamados. Podemos ser também intitulados Catarinenses. Catarinas? Jamais!
O início de todo campeonato gera muita especulação e, o que é pior, muita adivinhação por parte dos cronistas esportivos. Tenho acompanhado a crônica esportiva, principalmente da capital do estado, em seus comentários sobre os candidatos ao título e também ao rebaixamento. Tem gente que deve ter uma ligação direta com o Além, com a Mãe Dinah ou então com o Chico Xavier. Por acaso conhecem o plantel do Atlético de Ibirama? Sabem quem são os jogadores do Cidade Azul, Brusque, Metropolitano, etc? Alguns até pode ser que sim, mas a grande maioria está aí fazendo presunções sem qualquer tipo de fundamento. Ou melhor, estão utilizando o nome dos times, suas tradições e grandezas perante os demais para dizer que determinado time é favorito.
O que eu acho engraçado é que, a nossa crônica esportiva fica P. da vida quando vai começar o Campeonato Brasileiro – este sim, Brasileirão – e colocam nossas equipes como candidatas ao rebaixamento, meras participantes, etc e tal. Por que somente Avaí, Figueirense, Criciúma e Joinville são favoritas ao título do Campeonato Catarinense deste ano? Qual a fundamentação para esta análise?
O Avaí contratou alguns jogadores, mas, a maioria dos atletas ainda é remanescente da temporada passada, quando o Leão da Ilha deixou novamente a sua torcida a ver navios. O Figueirense perdeu suas “estrelas”, se é que elas existiam. Contratou alguns valores, mas isso ainda não é garantia de sucesso. O Criciúma, depois de tanta besteira cometida em 2007, será que terá forças para conseguir chegar ao título? Ano passado apostou no Gelson, que depois foi mandado embora quando era o líder da Série B. Este ano a aposta está no desconhecido (ao menos meu) Leandro Machado (que não é aquele atacante natural de Santo Amaro da Imperatriz). E o Joinville? Vem aí com o Dema de treinador, com o Luxa de manager à distância...
Sinceramente, será que o pessoal que ouve rádio, lê jornal e assiste TV atrás de informações sobre os seus times, quer mesmo saber a opinião dos cronistas sobre quem é favorito à isso ou àquilo no Campeonato Catarinense? É só o que tenho ouvido, previsões e mais previsões. Vamos ter pelo menos o bom senso de aguardar a primeira rodada, ver alguns vídeo-tapes para saber quem são os jogadores, qual a proposta tática, enfim, quem é quem. Para depois podermos apontar os nossos favoritos.

Ah... querem saber quais seriam as minhas previsões?

Deixando bem claro que não conheço nenhum dos times que está sendo montado, não vi ninguém jogar e não vou me basear por aquilo que tenho ouvido os outros falarem, é apenas um sentimento, bem no campo da adivinhação...

O Avaí vai decepcionar novamente.
O Figueirense pode até incomodar, mas não será campeão.
O Criciúma será um desastre.
O Joinville deve fazer uma boa campanha, com possibilidade de título.
O Marcílio Dias é, dentro daquilo que eu sei do seu time, o maior favorito, ao menos antes do início, em virtude da preparação que foi feita de forma antecipada.
A Chapecoense deve voltar a sua realidade, fazendo campanha mediana.
Os demais serão meros coadjuvantes.
Quem vai cair?
Meu contato com o Chico Xavier não está querendo passar esta informação...

Grande abraço.

Bruno César

Um comentário:

Telinha. disse...

Podes por gentileza perguntar ao teu querido Chico Xavier a previsão para a minha vida em 2008? Se ele disser alguma coisa me avisa, ok? Quem sabe um emprego melhor, um carro novo, um namorado! hehehe!!
Beijos!!
Telinha!