Sabe, o período eleitoral me fez pensar um pouco sobre o crescimento das cidades, principalmente o conglomerado urbano da Grande Florianópolis!
É engraçado como nos últimos anos o crescimento desordenado de toda a região modificou as nossas vidas.
Tenho apenas 28 anos, logo já peguei a região em franco desenvolvimento desordenado.
No entanto, pude crescer sem grandes engarrafamentos, poluição do ar, homicídios, ocupações irregulares, enfim, sem os principais problemas de uma "cidade grande".
Ao que me lembre, quando criança - até os 11, 12 anos -, ler manchetes destacando crimes bárbaros de assassinatos nos nossos jornais era coisa muito rara.
Acontecia? Claro que sim! Porém não com a frenqûência de hoje.
Do tempo em que era criança lembro das filas da ponte Colombo Salles. O advento da terceira ponte - Pedro Ivo Campos -, foi um alívio para todos que precisavam ir e vir da ilha para o continente e vice-versa.
Do alto da minha inocência de criança cheguei a pensar que todos os nossos problemas de trânsito estavam resolvidos. Não havia outro ponto de engarrafamentos constantes na minha cidade (moro em São José desde que nasci, mas sou Florianopolitano por nascimento). Hoje temos a via-expressa continental com engarrafamentos todos os dias. Nas pontes acontece a mesma coisa. O acesso ao sul da ilha é um inferno! O Estreito? Pula esta parte! Av. Presidente Kennedy, em Campinas? Pior que um chute no saco! Av. Leoberto Leal, em Barreiros, então... melhor parar por aqui.
Isso que eu só circulo nestas regiões que citei. Acredito que são inúmeros os demais pontos de engarrafamentos diários na região metropolitana.
Isso tudo se deve a que?
Crescimento desordenado!
Crescimento desordenado significa falta de planejamento, falta de fiscalização, falta de cumprimento das leis, falta de coragem dos governantes de frear determinadas expansões e o principal detalhe: sobra de interesse pessoal e ausência de comprometimento coletivo.
É simples: primeiro vou cuidar do meu enriquecimento, se a coisa ficar feia, arrumo outro lugar para viver!
Só pode ser assim que algumas pessoas pensam, não consigo ver outra explicação.
As edificações que surgem todos os dias no nosso lugar não respeitam vizinhança, recuo, regras do saneamento, plano diretor e nem mesmo o bom senso!
Convido você a passear, de preferência a pé para poder observar melhor, os principais bairros. Vamos começar pelo Kobrasol? O que tem de bar e casa noturna construída em cima da calçada é uma grandeza!
A culpa é de quem?
Alguns vão dizer que é da Prefeitura que não fiscaliza, o que eu concordo em parte.
Mas e o empresário que resolveu fazer esta obra? E o arquiteto ou engenheiro que a projetou?
Será que estes mizeráveis não percebem que estão acabando com a nossa cidade?
E tem mais: a culpa também é minha e sua, que está lendo este post!
É isso mesmo!
Se nós deixarmos de frequentar os locais que não respeitam as normas do plano diretor, que em São José é mais velho que eu, quem sabe os caras pensassem melhor quando fossem realizar as suas obras. Se tivéssemos o comprometimento de denunciar obras irregulares, bem como cobrar que elas passem a ser realizadas dentro do que prevê o plano diretor e as demais leis que regulamentam as construções, a coisa poderia estar bem melhor.
Mas isso ninguém quer fazer, certo?
Então, vamos aprender a lidar com o errado, pois nós mesmos cometemos diversos erros. E o pior: é de propósito!
Conheço uma frase que diz: você que está chegando agora para criticar o que está pronto, deveria ter aparecido durante a execução!
Vamos parar de olhar apenas parar o nosso umbigo e vamos começar a nos preocupar com o futuro de todos que estão ao nosso redor.
Se você não consegue fazer isso, ao menos pense no futuro dos seus. Será que é este tipo de cidade que você quer deixar para seus filhos, netos e bisnetos?
Se não é, começe hoje mesmo a agir diferente, caso contrário... caso contrário, não sei!
segunda-feira, julho 21, 2008
Onde você quer morar?
Postado por
Bruno César
às
17:27
Assinar:
Postar comentários (Atom)

2 comentários:
Irmão, tu tá ficando bom nisso, heim?!?!?!?! PARABÉNS pelo post.... fico excelente!!!
Nossa. Estou pela net pesquisando sobre o crescimento desordenado das cidades.. as conurbações, e me deparei com o seu blog no google. Li e adorei. Super realista e apelativo. Pena q eu preciso de dados para minha redação. Mas foi ótimo passar por aqui. Parabéns pelas idéias! Continue assim. :DD beeeijos
Postar um comentário