Acompanhei atentamente o primeiro debate envolvendo os candidatos à Prefeito de São José, na TVBV ontem a noite.
Fiquei triste, decepcionado.
Já no início do debate percebi que a mediação seria horrível. Não permitiu sequer que os candidatos pudessem se apresentar e cumprimentar aos telespectadores, eleitores e participantes do programa.
Isso foi o primeiro ponto de decepção.
Em seguida vimos que nenhum dos cinco postulantes ao cargo de comandante do executivo municipal era natural da cidade. Sabemos que a grande maioria dos moradores de São José não nasceram nesta terra. Até pelo fato de São José não ter grandes estruturas de maternidades, pelo menos não até bem pouco tempo atrás.
Depois foi a vez de perceber que os candidatos não têm propostas concretas.
Dizem que vão tornar a vida melhor na cidade. Vão melhorar o atendimento na Saúde, melhorar a Educação, a Segurança, enfim, vão melhorar tudo. Mas não ouvi nenhuma proposta para que estas coisas possam se tornar realidade.
Postos de saúde com atendimento 24h, Policlínicas, aumento do efetivo da PM e da Guarda Municipal, construção de escolas e creches, isso ouvi.
Postos 24h? Policlínicas?
Temos vários postos e a policlínica de Campinas. Estes que precisam é atender melhor.
Precisamos fazer com que os postos funcionem como pequenas policlínicas, realizando inclusive pequenas cirurgias. Precisamos melhorar os salários dos funcionários para que eles tenham estímulo e tesão de atender bem a comunidade, o mesmo deve acontecer com a Guarda Municipal e a PM.
A educação em São José conta com uma boa estrutura física, precisa ainda de algumas creches é bem verdade. Mas o maior problema ainda é de pessoal. O funcionário da Educação é subestimado frequentemente. Funcionário efetivo com qualificação recebe as vezes três vezes menos que ACT's (admitidos em caráter temporário) que são apadrinhados deste ou daquele político.
Falaram sobre a economia. Alguém aí pode me citar um exemplo de incentivo para a economia municipal crescer, dentre as propostas dos candidatos que participaram do debate da TVBV?
Além disso ainda conseguiram deixar o atual prefeito "vender a idéia" de que a cidade "vai bem, obrigado".
Isso definitivamente foi o pior de tudo.
Uma cidade que deve mais de 10 milhões de reais. Que as ruas estão praticamente intransitáveis dado o número de buracos. Que as praças estão largadas aos ratos e baratas, que tem filas intermináveis nos postos de saúde, onde faltam remédios. Uma cidade que perde empresas para o município de Palhoça. É esta a cidade que "vai bem, obrigado?".
Infelizmente a perspectiva que temos é altamente negativa para os próximos quatro anos.
Quem sabe agora emplacamos, afinal de contas, há 4 anos atrás tínhamos uma boa perspectiva e deu no que deu. Vai que agora as coisas se invertem.
O jeito é rezar. E muito!

Um comentário:
Oi Brunão, enquanto tivermos esse tipo de debate, engessado, e claro, esses candidadtos, com perguntas horríveis, feitas de forma medrosas, ficaremos mesmo decepcionados!
bjs
Carla Cavalheiro
Postar um comentário