segunda-feira, dezembro 20, 2010

Natal Reluz de Palhoça - Menos na Região Sul!

O que tenho ouvido de elogios quanto a programação do Natal Reluz, organizado pela Prefeitura de Palhoça, é uma grandeza!

Certamente devemos louvar o engajamento da Prefeitura de Palhoça na organização da decoração natalina e das atrações que envolvem as festividades de fim de ano no município - TODAS para a região central da cidade.

O que me entristece e revolta (não necessariamente nessa ordem) é o descaso com a Região Sul da cidade de Palhoça.

Os balneários de Praia de Fora, Enseada de Brito, Sonho, Pinheira e Guarda do Embaú parecem pertencer a outro município.

Certamente um turista que passar pela região central de Palhoça e, em seguida, passar pelos balneários já citados, pensará de forma semelhante: - Isso aqui não é governado pelo mesmo Prefeito que cuida tão bem da região central.

Exemplo mais claro de descaso e abandono por parte da Prefeitura que o da Servidão David Joaquim da Silveira, na Praia da Pinheira, ainda estou pra ver.

Essa servidão, onde minha família possui casa de veraneio, tem aproximadamente 800 metros de extensão - daí pra menos.

Cansados de sofrer com a lama nos dias de chuva e com a poeira em dias secos, os moradores se uniram no objetivo de arcar com as despesas para o calçamento, com lajotas, da nossa servidão.

O problema é que nossa servidão possui em ambos os lados da via, em seu início, duas instituições: a Colônia de Pescadores e a Escola da Praia da Pinheira. Essas duas instituições possuem um muro, de aproximadamente 150 metros de extensão, que faz extrema com nossa servidão.

Pois bem. Os moradores pagaram o calçamento (lajotas + drenagem + mão de obra) referente a frente de suas casas. No entanto o início da rua, exatamente no espaço compreendido pelos muros da Colônia e da Escola, ninguém quis pagar. Foi então que fomos até a Prefeitura reinvidicar que a municipalidade arcasse com as lajotas - e apenas com as lajotas, pois a mão de obra os moradores já se disponibilizaram a pagar -, para a conclusão do calçamento da rua.

Lá se vão mais de 2 meses que a Servidão David Joaquim da Silveira está parcialmente calçada.

Falamos com o Secretário do Sul de Palhoça, Sr. Laudelino. Nada.

Falamos com o Secretário de Obras, Sr. Fabiano. Nada!

Eu, particularmente, acionei pessoas influentes na Palhoça, que prometeram se engajar no caso. Nada!!!!!

Vamos passar o Natal com nossa rua numa situação deplorável!

E isso graças a incompetência de um governo municipal que nada faz por toda uma região, que é o Sul da Palhoça.

Pagamos nossos impostos em dia. Até onde sei o IPTU deveria ser revertido em benefícios aos moradores. O calçamento da rua é o mínimo que a Prefeitura deveria nos oferecer.

Não bastasse pagarmos o IPTU e demais tributos municipais (Cosip, ect), pagamos ainda o calçamento da nossa rua. Reinvindicamentos APENAS as lajotas para 200 m2 de área.

E, nem isso, a Prefeitura se compromete e fornece.

Esse é o País que vivemos.

Um país rico e próspero, porém, administrado em sua grande maioria por canalhas incompetentes e corruptos.

O Prefeito Ronério talvez não tenha conhecimento do assunto. Mas isso não o exime de culpa, pois os Secretários que acionamos para resolver nosso problema são subordinados à ele. Quem nomeia incompetente tem sua parcela (grande) de incompetência.

Certamente nosso problema é pequeno diante de coisas muito mais absurdas que devem acontecer em outros locais.

Mas é tão revoltante quanto tantos outros.

Gastamos, nos incomodamos, pagamos impostos em vão, enfim... Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para ter nossa rua livre da lama e da poeira.

Só não podíamos imaginar que nossos governantes municipais de Palhoça fossem tão incompetentes e cretinos a ponto de virarem as costas para algo tão simples e básico de ser resolvido.

Que o Natal Reluz reluza bastante nas mentes desse pessoal que comanda as ações na Prefeitura de Palhoça.

Se não conseguir reluzir de modo a fazer com que eles enxerguem a necessidade de voltar suas ações em prol da comunidade que os elegeu e os dá suporte, através dos seus tributos, que reluza a voz da consicência, fazendo-os perder o sono a ponto de perceberem que, para sermos felizes, precisamos cada um cumprir com nossas obrigações.

Nós, moradores e proprietários de imóveis na Servidão David Joaquim da Silveira, fizemos nossa parte. Façam vocês, administradores públicos, a de vocês!

Abaixo um mapinha da Servidão David Joaquim da Silveira. Em azul a área já calçada - bancada por nós moradores. Em vermelho a área a qual aguardamos a Prefeitura fornecer as lajotas para conclusão do calçamento.


Foto: Google Maps.

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Real mesmo

Esse tal de Twitter está me surpreendendo.

Sempre tive comigo a idéia de que preconceito é algo abominável.

Mas, em se tratando de Twitter, tenho que confessar que fui altamente preconceituoso.

Achei que o Twitter nada mais era que um blog, como qualquer outro, onde as pessoas não poderiam postar nada além dos 140 toques.

Pois bem. Depois que aprendi um pouco sobre o funcionamento desta importante ferramente, tive de me curvar a ela.

Certamente o dinamismo do Twitter é insuperável.

Acredito piamente que muito em breve nada, nem ninguém vai conseguir furar o Twitter.

Todas as informações sairão primeiro ali.

Isso é fantástico.

Mais fantástico ainda é saber que ídolos e ícones são pessoas de verdade.

Pessoas que interagem com as pessoas, que se interessam por assuntos comuns aos "mortais".

Exemplo disso é o Willian Bonner.

Acho que o Bonner é um monstro do jornalismo contemporâneo.

Foi-se o tempo em que o cara precisava apenas de uma boa pinta para se dar bem no jornalismo.

Na verdade, os apresentadores com boa apresentação e voz de veludo, porém sem conteúdo perderam sua magestade não é de hoje.

E o Bonner é um camarada que comanda, literalmente, o maior e mais importante telejornal da TV Brasileira.

Dei essa volta a falar do Bonner porque sou seguidor dele no Twitter, onde ele assina: RealWBonner.

E ele é verdadeiramente real ali.

Com colocações diretas, observações sobre coisas que algumas pessoas podem considerar banais ou 'descabidas' para um cara como ele.

O Willian Bonner se mostra ser Willian Bonner no Twitter, e isso é mais um motivo para eu admirá-lo enquanto pessoa e profissional.

Certamente os estudantes de jornalismo, que gravam uma bosta de um telejornal para o trabalho da 2a. fase e se acham "os jornalistas", têm muito que aprender quanto humildade e caráter com o Bonner.

segunda-feira, dezembro 06, 2010

Voluntários se mobilizam pela limpeza do Rio Araújo

A Comissão de Voluntários que discute a despoluição do Rio Araújo se reúne nesta terça-feira (07/12) para discutir as primeiras medidas de limpeza do rio. O encontro será realizado nas dependências da Escola Laércio Caldeira de Andrade, às 20h.

Coordenada pelo Vereador Edio Vieira, a comissão conta com a participação de lideranças comunitárias, representantes das Associações de Moradores de: Campinas, Areias e Potecas; e ainda: Instituto Mangue Vivo, Partido Verde, Instituto Comunidade Ativa, além de voluntários de diferentes Bairros de São José.

A primeira reunião, realizada em 30/11 na Câmara de Vereadores de São José, definiu a pauta da reunião de amanhã (07/12). O encontro desta terça-feira contará com a participação de técnicos da Fundação do Meio Ambiente de São José, acompanhados do Superintendente da Fundação, Fernando Vitor Damásio, que tratará do apoio que o órgão municipal poderá dar ao movimento.

Na pauta de discussões consta a eleição das primeiras medidas que farão parte da Campanha de despoluição do Rio Araújo. Para o vereador Edio, cada Entidade participante poderá formalizar sua participação intitulando sua própria campanha em apoio à causa, citando o exemplo do Instituto Mangue Vivo, que tem já sua campanha intitulada “SOS RIO ARAUJO”. O movimento defendido pelo Vereador recebe o título: “RIO ARAÚJO, RIO VIVO!”.

“A participação de todos no movimento é fundamental. Trata-se da oportunidade ideal para mostrarmos que nós, enquanto comunidade, podemos salvar o Rio Araújo e servir de exemplo para outras comunidades”, afirma Edio Vieira.

sexta-feira, dezembro 03, 2010

Turma boa

Depois de um bom tempo, o Sérgio Murilo me envia essa foto, feita durante uma festa do Amaro Jr. lá na Mansão Luchi, na Palhoça.


Da esquerda para direita: Clayton Ramos, Bruno César, Sérgio Murilo, Polidoro Junior, Clésio "Margarida", Rui "Filho Meu" Guimarães, Amaro Jr.

Turma boa, que sinto saudade de não ter mais convívio diário, como quando era repórter.