Acabo de ler uma notícia no DC que me deixou altamente indignado.
Segundo as informações do Diário, o surfista potiguar Jadson André, que está em Itajaí para a disputa de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Surfe, foi "convidado" a sair da água na praia do Atalaia por um surfista local.
O Atalaia é conhecido por ter um forte localismo, que inclusive já gerou diversos incidentes envolvendo surfistas "forasteiros" e os locais.
Até entendo que é preciso um respeito aos locais, bem como os surfistas da praia devem se impor para não virar bagunça. Agora querer proibir um atleta que se prepara para uma competição de fazer o seu treinamento por causa de uma birrinha, por puro egoísmo de querer as ondas só para si?
E onde está a polícia para intervir neste caso?
Onde tem placa ou coisa do tipo dizendo que esta ou aquela praia pertence a este ou aquele?
Eu comecei a pegar onda com 8 anos de idade aproximadamente. Desde sempre na praia da Pinheira e seus arredores. Lá nós viviamos arrumando treta com os haoles, botávamos pra correr os caras que vinham cheio de fome querendo pegar todas as ondas. Aqueles mais afoitos acabam parando nas pedras, isso quando surfávamos no Costão da Praia de Baixo.
No entanto, por diversas vezes surfistas profissionais apareceram para surfar no "nosso pico" e nunca impedimos alguém que tenha elegância ao chegar de poder pegar as suas ondas.
Uma coisa acho certa: respeito.
Como o tal de Jadson André é ainda um garoto, pois está na categoria Junior, acredito que o excesso no caso em questão tenha partido do surfista local.
Então, ao Jadson eu tenho uma dica: vá até a delegacia mais próxima, preste queixa e exija o seu direito de ir e vir. O mar é de todos e dele podemos fazer uso quando bem entendermos, desde que de forma consciente e responsável.
E ao "localzão", acho uma pena você não encontrar pela frente um surfista do tipo do Rickson Gracie, para ele te mostrar o que é localismo.
Seu bosta!
terça-feira, maio 19, 2009
Vergonha!
Postado por
Bruno César
às
11:12
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário