terça-feira, maio 10, 2011

Bingo!

Tenho a impressão de ter descoberto a fórmula para ser vereador em São José.

Ao invés de se preparar, buscando conhecimento sobre as leis, a situação da cidade, os reclamos da população, suas necessidades, etc; Ao invés de conhecer o regimento interno da Câmara, para não pagar micos no plenário e poder atuar de forma objetiva e dentro das normas da Casa Legislativa, a fórmula agora é aparecer em Out Doors pela cidade.

Tem gente que não sabe nem como fazer um projeto de lei para nominar via pública do município, ou melhor, nem sabe que isso é prerrogativa do vereador. No entanto, quer porque quer sentar em uma das cadeiras na Câmara Municipal e ganhar o polpudo salário que recebe um edil em São José.

Tem gente que sai fazendo campanha de vereador dizendo que vai fazer isso e aquilo.

Vereador não faz nada, a não ser fiscalizar o executivo (prefeito e secretários), criar leis, votar o orçamento, além de outras atividades ligadas ao legislativo (legislar = fazer ou decretar leis).

Aparecer em jornal, assinar "coluna", tocar o pau nesse ou naquele por não fazer isso ou aquilo, puxar o saco de alguém publicamente por interesse próprio, nada disso é função do vereador ou daquele que almeja ser vereador.

O vereador deve(ria) ser aquele líder que briga pelas necessidades de uma comunidade. Que ergue sua voz de forma lúcida e propositiva. Que apresenta não apenas os problemas, mas as soluções.

Infelizmente o quadro da cidade onde vivo desde meus 2 dias de vida parece complicar-se a cada eleição.

As pessoas se preparam para ganhar votos nas urnas, não para exercer um bom trabalho com o mandato que as urnas lhe proporcionaram, ou proporcionarão.

Infelizmente essa é a mais pura verdade e nós precisamos (!?) aprender a conviver com ela!

Já diria Martin Luther King: - O que assusta não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons!

Nenhum comentário: