A Câmara Municipal de São José aprovou esta semana uma alteração em seu Regimento Interno, passando de 13 para 15 o número de dias em que o Prefeito Municipal pode se afastar da cidade, inclusive viajando para o exterior, sem ter que, necessariamente, transmitir o cargo ao seu vice-prefeito.
Este ato foi tomado diretamente pelos senhores vereadores, buscando adequar o Regimento Interno da Câmara à Constituição Federal e à Lei Orgânica do Município.
Eis que o vice-prefeito de São José, Telmo Vieira, enviou nota através de sua assessoria para diversos órgãos de imprensa afirmando que esta era uma manobra do Prefeito Djalma Berger, isso e aquilo outro.
Os jornais diários - leia-se Diário Catarinense, Notícias do Dia e São José em Foco -, publicaram, através de seus colunistas políticos, a informação passada pelo vice-prefeito Telmo.
Até onde sei, o jornalismo exige a checagem das fontes e o confrontamento de informações. Ou seja, se temos duas partes envolvidas em um caso, deve-se ouvir as duas versões para, assim, tentar chegar a uma conclusão, ou, ao menos, transmitir as duas versões aos leitores, ouvintes, telespectadores, etc.
A intenção foi criar polêmica onde não existe polêmica alguma.
O Prefeito Djalma Berger não teve e não tem nada que a ver com esta alteração do Regimento Interno da Câmara.
A "denúncia" criada pelo vice-prefeito Telmo estaria baseada no fato de, coincidentemente, esta alteração ter sido feita pelos vereadores as vésperas de uma viagem internacional que será realizada pelo chefe do executivo josefense e comitiva, formada inclusive por vereadores.
Acontece que, mesmo se os nobres edis josefenses não realizassem tal alteração, o Prefeito poderia perfeitamente se afastar do cargo por até 15 dias sem transmitir o cargo, haja vista que esta é uma prerrogativa prevista na Lei Orgânica do Município, bem como na Constituição Federal.
Logo, o que se viu neste episódio foi uma lamentável infelicidade do vice-prefeito Telmo Vieira e, principalmente, daqueles que quiseram polemizar em cima de um assunto nada polêmico.
É aquela coisa...
O siri dentro de uma lata só tem uma alternativa: "se debater-se todinho!".
quinta-feira, novembro 05, 2009
Reação infeliz
Postado por
Bruno César
às
16:14
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário