segunda-feira, agosto 03, 2009

Festão!

No sábado passado, 1o. de agosto, estive no Centro Comunitário do Loteamento Campinas, ali próximo ao NAS da Unimed.

O meu amigo Kandeco, que é professor, me convidou para prestigiar a formatura dos alunos do CEJA - Educação de Jovens e Adultos a Distância.

Eram 36 alunos se formando, ou melhor, participando da festividade, porque o total de formandos era de mais de 50 alunos.

Pessoas interessadas em melhorar o seu currículum, em melhorar sua capacidade intelectual, melhorar suas vidas.

Como sou o responsável pela Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de São José e era o único representante da entidade presente na solenidade, fui convidado para representar o Prefeito e a Prefeitura num todo.

Acabei tendo de proferir algumas palavras para todo aquele pessoal.

Em meu "discurso" parabenizei a todos, pois a festa estava maravilhosa. Simples, mas maravilhosa!

Aproveitei para falar sobre um ensinamento que recebi de meus pais desde muito pequeno:

- O bem maior que podemos acumular em nossas vidas é o ensino. Tudo que aprendemos é nosso e somente nosso! Podemos perder casa, carro, roupas, família, amigos, tudo. Mas o ensino ninguém irá nos tirar. E com ele a vida torna-se, sem sombra de dúvida, muito melhor e mais fácil.

Aquelas pessoas, muitas delas já acima dos 40 anos de idade, mostraram para si próprias, para suas famílias e para a sociedade que nunca é tarde.

Todos podemos chegar a um diploma e eles chegaram ao do ensino médio.

E, ainda em meu discurso, falei que eles puderam perceber que, apesar de todas as dificuldades que cada um deles enfrentou para chegar até aquela festa e receber o seu diploma, é possível sim galgar espaços maiores e melhores para si.

Disse a todos que não parem no ensino médio. Para quem não o tem, conquistá-lo é um grande feito, porém, contentar-se com ele é sinal de comodismo e o comodismo é o primeiro passo para a morte.

Quando acreditamos que conquistamos tudo que é possível conquistar, que aprendemos tudo que a vida tinha para nos ensinar, definitivamente estamos fadados a adoecer e partir desta para uma melhor (ou pior!?).

ObrigadoKandeco por ter me convidado para um evento tão legal e emocionante.

Parabéns formandos do CEJA!

Decididamente tornei-me uma pessoa melhor depois do último sábado!

Um comentário:

Yago disse...

Ei lembra do mistério da laura caixão então seu blog ta bombando entra la e opna